Tribo das Mulheres Girafa

Em uma região montanhosa no norte da Tailândia fica localizada a tribo das mulheres girafas. Tribos que, há cerca de 60 anos, fugiram da brutalidade do regime militar na vizinha Myanmar (antiga Birmânia). 

O povo é muito simpático, sempre sorridente, algumas são tímidas outras adoram conversar, uma das meninas arranhava um ótimo espanhol e já sabia lidar com a negociação dos produtos.

Durante nosso passeio não cruzamos com nenhum homem ou menino, nosso guia nos explicou que os homens estavam trabalhando no campo e os meninos estudando. Segundo as tradições os anéis são colocados nas meninas ainda muito jovens, acredita-se que os anéis sejam considerados símbolo de beleza e riqueza. 

Elas acreditam que a beleza da mulher é correspondente ao tamanho do seu pescoço, também são usados aros nos pulsos, tornozelos para que eles afinem. Até o final de suas vidas, elas podem carregar até 20 quilos de aros distribuídos pelo corpo. 

Eles são colocados a partir dos 5 anos de idade, as argolas não fazem o pescoço ficar maior e sim pressionam os ossos da clavícula, fazendo uma deformação da caixa torácica.

Esta é uma das senhoras mais idosa da tribo, ficamos impressionados com a quantidade de anéis. 

Existem algumas lendas sobre o uso dos anéis, a mais interessante é que as mulheres tinham medo de serem atacadas pelos diversos tigres que habitavam a região, os colares seriam para proteção, já que eles atacariam a região no pescoço. 

No final, fomos convidados para conhecer a creche, “escolinha” das crianças, elas estavam descansando, foi um momento muito bonito poder conhecer um pouco dessa cultura tão diferente.

Compartilhar :