Istambul

Istambul é a única capital no mundo dividida em dois continentes. De um lado a Europa e do outro a Ásia. 

Istambul é uma cidade de muitos contrastes, o antigo e o moderno se misturam com perfeição, pois uma hora você se depara com a construção grandiosa de uma mesquita, outra hora, com um arranha-céu. 

Também é comum ver mulheres vestindo burca e véu no rosto, enquanto outras usam maquiagens e roupas iguais as que usamos por aqui.

Nosso roteiro pela cidade foi o seguinte:

No nosso primeiro dia, aproveitamos para descansar da viagem e explorar os arredores do nosso hotel. 

No nosso segundo dia, já com o Guia Marcelo da Segredos da Turquia, fomos conhecer a Mesquita de Santa Sofia e Mesquita Azul.

A Mesquita Santa Sofia depois de funcionar como igreja por mais de 900 anos, em 1453 foi tomada pelo Império Otomano e transformada em Mesquita. Porém desde 1935, a antiga Basílica Hagia Sophia, construída há 1.500 anos, funcionava como museu histórico em Istambul, por decisão do fundador da Turquia laica, Mustafa Kemal Atartuk. 

O presidente no poder há 18 anos decidiu transformar o museu em Mesquita novamente. 

A Mesquita Azul foi construída entre 1609 e 1616 com a intenção de se tornar mais grandiosa e imponente que a Santa Sofia, localizada bem em frente. Ao entrar na Mesquita Azul se entende o porquê do seu nome: há mais de 20.000 azulejos azuis que adornam a cúpula e a parte superior da mesquita.

O Hipódromo Bizantino está ali do ladinho da Mesquita Azul. Surpreendentemente, um gigantesco estádio da época bizantina ocupava toda esta área. Então, eram aqui que, por mais de mil anos, aconteciam corridas de cavalos, bigas e os acontecimentos políticos da cidade

O Palácio Otomano de Topkapi  é um grande símbolo do Império Otomano, tendo sido residência de sultões durante entre os séculos 15 e 19. Foi construído em 1467 apòs a queda da Constantinopla a pedido do sultão Mehmet II e é e considerado um dos maiores palácios do mundo. Ali viveram muitos dos sultões otomanos, bem como imperadores Romanos e Bizantinos. Localizado em Sultanahmet, ao lado da Mesquita Santa Sofia. 

O Harém é onde residia o Sultão, sua família e um conjunto de 500 a 800 mulheres de alto nível cultural treinadas em certas habilidades. A Rainha Mãe era a máxima responsável do Harém. Para entrar no Harém, é necessário comprar um ingresso separado.

Sogukçesme é uma pequena rua de Istambul com casas históricas no bairro de Sultanahmet. 

O Grand Bazar é um dos maiores e mais antigos mercados do mundo. Ele conta com mais de 3.600 lojas que se distribuem em 64 ruas. Para entrar no mercado, há 22 portas. O local é uma verdadeira loucura. Podemos encontrar todo tipo de produto, desde tapetes, doces, roupas, joias, porcelanas e muito mais. Deixamos para fazer nossas compras no Mercado das Especiarias já que nosso guia tinha no orientado que conseguiríamos preços melhores. 

No nosso terceiro dia fomos passear no bairro Karakoy. Ele situa-se no lado europeu do Bósforo, na entrada do Chifre de Ouro. O bairro é muito charmoso, cheio de ruas e vielas para explorar. 

Pierre Loti foi um escritor francês que se apaixonou e morou em Istambul no final do século XIX. Sua casa, no alto de um morro, no bairro de Eyüp, é hoje um café famoso que tem essa vista linda da cidade. Eyüp não é um bairro tão turístico e central de Istambul, mas quem tiver um tempo sobrando na cidade vale se deslocar um pouco para visitá-lo.

Não deixe de visitar a Mesquita de Suleymaniye, que está localizada em uma das sete colinas de Istambul, ela possui uma bela vista para Chife de Ouro. Além da Mesquita podemos passear pelos jardins situados na parte externa, o cemitério que guarda os túmulos do sultão Süleyman I e da sua esposa Haseki Hurrem Sultan.

A Torre de Galata possui uma das mais belas vistas de Istambul. Ela foi construído em 1348 como parte da colônia genovesa de Constantinopla. Era ponto mais alto das fortificações que rodeavam a bairro de Gálata naquela época. Hoje o local possui um mirante maravilhoso com uma vista 360 graus da cidade. 

Almoçamos no Hamdi, restaurante com uma bela vista bem ao lado do  Mercado das Especiarias. O mercado é um dos mercados mais antigos de Istambul e um dos melhores lugares da cidade para comprar produtos típicos como especiarias, doces ou frutos secos.

Para terminar o dia fizemos um passeio de iate privativo pelo estreito do Bósforo. 

O passeio é maravilhoso, poder navegar entre a Ásia e Europa, admirar as belas construções as margens do Bósforo é sem dúvida de tirar o fôlego. 

No nosso quarto e último dia aproveitamos para conhecer os estádios de futebol, como o Fenerbahce e o Besiktas.
 
Ortakoy é um bairro muito charmoso no distrito de Beşiktaş. As ruelas são cheias de bares, restaurantes, cafés e sorveterias.
 
Çamlıca Mosque foi inaugurada em 2019 e é a maior mesquita de Istambul. A mesquita tem uma capacidade para 63 mil pessoas e 6 minaretes, tem uma área de 57 mil metros quadrados. 

O complexo inclui um museu, galeria de arte, biblioteca, sala de conferência e um estacionamento gigantesco. Na superfície interna da cúpula, 16 dos nomes de Alá foram escritos para os 16 estados Turcos. 

Encerramos nosso dia na novíssima Torre de Telecomunicações, com mais de mais de 360 metros de altura. O local conta com restaurantes, espaços de exposição, áreas de reuniões, um elevador panorâmico e um deck de observação de dois pavimentos com vista para o Estreito de Bósforo.

SOBRE MIM
Tatá Cepeda
Tatiana Cepeda

Travel Blogger, Agente de viagens, ajudando na realização de sonhos

PARCEIROS

Compartilhar :