Clos Apalta e Lapostolle

Lapostolle é o mais francês dos produtores chilenos. A vinícola foi fundada pela francesa Alexandra Marnier e elabora vinhos tintos, brancos e rosés de grande classe e elegância. Em1994, Alexandra Marnier-Lapostolle (um dos mais célebres e influentes enólogos da atualidade) comprou um vinhedo formado predominantemente por vinhas antigas na região de Apalta, no Vale do Colchagua.

Neste vinhedo, que hoje é considerado um dos melhores do Chile, iniciou-se o projeto Clos Apalta.

A proposta de Alexandra Marnier é clara: criar vinhos chilenos notáveis misturando a experiência vitivinícola francesa ao terroir do Chile. Para isso, a Lapostolle trabalha em mais de 370 hectares de cultivo e 3 vinhedos distintos, exportando seus vinhos para mais de 60 países.

O terroir do Clos Apalta é único e está situado entre Cordilheiras, no vale de Apalta, na região de Colchagua. Com um solo limoso, bela insolação e temperaturas frescas devido à presença do rio Tinguiririca, as uvas Merlot e Carménère, principalmente, desfrutam de um amadurecimento perfeito. O blend ainda conta com a presença das duas Cabernets (Sauvignon e Franc).

O resultado é um vinho macio, encorpado e de belo equilíbrio, recebendo constantemente altíssimas pontuações de especialistas, incluindo a máxima nota de 100 pontos por James Suckling na safra 2015.

Outro belo feito da casa é o Le Petit Clos , segundo vinho do aclamado Clos Apalta, eleito o melhor vinho do mundo pela Wine Spectator, é elaborado nos moldes dos grandes Châteaux de Bordeaux. Mas pode ser bebido mais jovem que o grandioso Clos Apalta. 

A vinícola Lapostolle Clos Apalta oferece tours guiados para conhecer o processo de produção de seus vinhos. 

Um diferencial é que a bodega onde a produção dos vinhos é realizada foi construída em uma rocha e todo o processo é feito na vertical, de cima para baixo, através do efeito da gravidade, superinteressante.

Depois de conhecermos as etapas de produção dos vinhos Lapostolle, seguimos para a sala de barris para a degustação dos vinhos, que tem um formato oval e possuí luzes que imitam um céu estrelado. Mágico!

Um detalhe interessante é que, debaixo da mesa enorme onde fizemos a degustação, descendo essa escada, fica a coleção de vinhos dos donos da vinícola.

Além da produção do vinho, a vinícola também possui um exclusivo e luxuoso hotel, o Clos Apalta Residence. Com pouquíssimos quartos e muito requinte é sem dúvida a opção mais exclusiva de hospedagem da região.

SOBRE MIM
Tatá Cepeda
Tatiana Cepeda

Travel Blogger, Agente de viagens, ajudando na realização de sonhos

PARCEIROS

Aqui se quiser colocar publicidade

Compartilhar :