Yellowstone National Park

A parte central do Yellowstone é formada pela caldeira de um vulcão imenso, o vulcão Yellowstone, que entrou em erupção três vezes ao longo dos últimos séculos (2.1 milhões de anos atrás, 1.2 milhões de anos atrás e 640.000 anos atrás) essas erupções foram tão poderosas que afetaram profundamente o clima e o relevo da região formando o que hoje chamamos de Grande Caldeira do Yellowstone.

Essa mesma área do Yellowstone forma um grande número 8 que é chamado de Grand Loop e passa pelas principais atrações turísticas do parque. Esse grande Loop é dividido em áreas menores.

South/West Entrance

Região do Lago Lewis, aqui você encontrará lindos mirantes e trilhas curtas como é o caso da West Thumb Geyser Basin Trailhead. Uma trilha circular que se inicia no estacionamento.  A caminhada de um quilômetro é bem tranquila e feita sob plataformas de madeira.

Algumas atrações dessa região são:

 Black Pool – Um dégradé de azuis intensos no centro com as bordas amarelas e laranjas. 

 A Abyss Pool tem esse nome devido a sua profundidade, ela é uma das mais profundas do Yellow Stone e tem 16 metros de profundidade. 

Fishing Coneum cone com um buraco no topo rodeado pelas águas do Yellowstone Lake tem algumas das histórias mais famosas da região.

 Seismograph & BluebellEssas piscinas era antigamente chamadas de piscinas azuis “Blue Pools” e após o terremoto de 1959 que deu uma balançada geral na região, elas mudaram de nome. 

 Kepler CascadesOutra parada rápida e que rende fotos lindas é a Kepler Cascade.

 O Lone Star Geyser é um geyser solitário pra lá de fotogênico acompanhado de uma piscina termal linda. 

A atração mais aguardada é a Old Faithful é um dos cartões postais do parque. Programe-se, pois as ela têm hora marcada.  São mais de 500 fontes termais pelo parque e essa é uma das poucas que se pode prever as erupções, que em média acontecem a cada 1h35.

Não deixe de ver de perto a Grand Prismatic Spring, simplesmente a maior piscina termal do Parque Nacional de Yellowstone. Além de caminhar no entorno é possível subir em uma plataforma para ter uma vista privilegiada do alto.

O Firehole Lake Drive e Fountain Flat Drive são duas pequenas estradas cênicas do parque, localizadas entre a região de Old Faithful e Madison, que valem muito a pena visitar. A primeira você tem boas paradas e visuais incríveis; e na segunda você terá oportunidade de ver bisões. 

North Entrance

A região de Norris tem lugares surpreendentes também, como o Norris Geyser Basin – a região termal mais quente, antiga e dinâmica do parque, que está dividida em duas grandes áreas: Porcelain Basin e Back Basin.

Mammoth Hot Springs – Os Mammoth Terraces são uma formação calcária lindíssima e super diferente de todas as outras formações termais do Yellowstone. Os terraços têm uma coloração que varia do branco ao laranja e um formato que lembra uma cachoeira congelada. 

Tower-RooseveltAinda na região, mas seguindo em direção a Tower-Roosevelt há duas belas cachoeiras, a Undine Falls e a Wraith Falls. Aqui vale a pena pegar o caminho Blacktail Plateau Drive e passar pela Petrified Tree (árvore petrificada). Essa também é uma ótima região para presenciar um pouco da vida selvagem. Se preferir, estenda o caminho até o Vale Lamar – sentido leste.  Outro destaque da região de Tower-Roosevelt é Tower fall, uma cachoeira linda com uma queda de 40m de altura. 

Canyon Village– um dos pontos principais do parque está aqui, o Artist Point. Para chegar até é possível seguir de carro pela South Rim Drive. Outra rota de carro que você não pode perder é North Rim Drive, com paradas obrigatórias e deslumbrantes, como o Inspiration Point.

Tenha sempre água e snacks com você no carro. Você encontra opções de onde comer em Mammoth Hot Springs, Old Faithful, Canyon Village, Grant Village, Fishing Bridge e Lake Village. 

Se pretende visitar o parque nacional de Yellowstone no verão, use roupas confortáveis e frescas para as caminhadas. Lembre-se de usar boné ou chapéu e óculos de sol.  Sugiro o uso de calçados fechados como tênis, sapato ou bota. Para os dias frios de inverno, a dica é se agasalhar bem, gorros, luvas e cachecol são fundamentais.

Alguns cuidados a serem tomados:

  • Tenha Spray de pimenta sempre com você. Existem diversos pontos de venda dentro do parque. A primeira medida e a mais importante é caminhar fazendo barulho, falar alto e até bater palmas para que urso saiba que você está por lá.
  • Ao ver um urso, caminhe vagarosamente para o lado contrário (sem dar as costas para ele) e nem pense em correr (se ele se sentir ameaçado, ele vai pra cima e você), fale bem alto conversando com ele e bata palmas para espantá-lo. Isso deve funcionar. Deixe sua lata de spray de pimenta preparada. Se o urso se aproximar muito de você, jogue o spray de pimenta (cuidado com os olhos pois arde pacas). Cuidado porque muitas latinhas de spray são sensíveis e disparam ao menor toque, e você não quer jogar pimenta no bicho à toa.
  • Mantenha uma distância segura de ursos e outros animais.
  • A distância de segurança recomendada pelo Yellowstone para um eventual encontro com ursos ou lobos é de 100 metros, e 25 metros para outros animais como alces e bisões.

Curiosidades:

Exclusivo da América do Norte, o bisão é o maior mamífero do continente e pode crescer até dois metros de altura e pesar até 907 quilos. Eles são herbívoros que comem grama e são cobertos de pelo marrom-preto desgrenhado, que os protege dos invernos frios e com neve. O bisão acasala no verão e dá à luz um único filhote de cor avermelhada na primavera.

SOBRE MIM
Tatá Cepeda
Tatiana Cepeda

Travel Blogger, Agente de viagens, ajudando na realização de sonhos

ÚLTIMAS POSTAGENS
PARCEIROS

Compartilhar :