Stellenbosch e Franschhoek

Uma viagem para África do Sul não ficaria completa sem conhecer as regiões de Stellenbosch e Franschhoek, sendo  a maior região produtora de vinhos da África do Sul. Ambas as cidades estão a 50 e 80 km de distância de Cape Town

É possível conhecer uma ou duas vinícolas em um bate e volta de Cape Town mas dormir em uma vinícola foi uma das melhores experiencias da minha vida. Existem inúmeras pousadas, hotéis românticos, alta gastronomia e as paisagens são incríveis. 

Stellenbosch é a segunda cidade mais antiga da África do Sul, depois da Cidade do Cabo e tem mais de 150 mil habitantes.

StellenboschPaarl e Franschhoek fazem parte de uma região conhecida como Cape Winelands. Além dos vinhos, Stellenbosch também é conhecida por ter uma importante universidade, a Stellenbosch University.

Franschhoek tem apenas 15 mil habitantes. Seu nome significa “French Corner” (algo como “cantinho francês”), porque, no passado, o local recebeu muitos refugiados franceses, apesar de ter sido colonizada pelos holandeses (assim como Stellenbosch).

Ficamos hospedados por 3 noites no Asara Wine Estate Hotel, um hotel com um excelente custo benefício e ótimo atendimento. 

A primeira safra do Asara Wine Estate foi em 1691 e, desde então, o Asara tem sido propriedade de uma única família sendo um destino de agro turismo sustentável, acolhedor e amigável.

Os quartos são amplos e confortáveis, a grande maioria conta com uma vista incrível do parreiral.

 

Situado em meio a uma fazenda produtora de vinho, entre as colinas de Stellenbosch a Asara oferece um ambiente tranquilo e acolhedor. A Asara Wine oferece visitas às adegas e degustação de vinhos e gins, nas quais você pode saborear uma seleção impressionante. 

O café da manhã era bastante farto e muito bem servido. Além dessa mesa linda de frios, queijos, iogurtes, salmão defumado, pães, tínhamos opção de um menu à la carte. 

Delaire Graff Estate é a vinícola e hotel mais chique da região. É conhecida como “a joia de Cape Winelands”, que reflete o fato da vinícola ser uma propriedade de Laurence Graff, um dos maiores joalheiros do mundo e conhecido como o “homem dos diamantes”.

Delaire Graff Estate está aberto a não hospedes, sendo possível realizar uma degustação de vinho ou jantar no seu premiado restaurante. Lembre-se de fazer reserva. 

Seus quartos possuem piscina privativa, e a comida servida em seus restaurantes tem o conceito “farm to table”, sendo quase tudo servido sazonalmente e produzido no local.

O salão de degustação é lindo, mesas e sofás ficam de frente a uma linda lareira que no inverno deixa o ambiente mais acolhedor, já no verão podemos aproveitar e degustar os vinhos em seu lindo terraço de frente para as montanhas. 

Por indicação de uma amiga que passou lua de mel na África do Sul fomos conhecer a vinícola, fazenda, restaurante e hotel design Babylonstoren

Começamos o dia conhecendo a propriedade e suas plantações. No local também encontramos uma loja com geleias, ovos caipiras, charcutaria e souvenirs. 

Seguimos então para o local onde são feitas as degustações. Provamos diversos vinhos para decidir qual escolheríamos posteriormente no badalado restaurante Babel. 

O local tem aquela beleza rustica chique, emoldurado por um gigantesco jardim com mais de 300 variedades de plantas comestíveis que abastece diariamente o Babel. 

Quase toda sua produção é orgânica e local e tem o conceito “farm-to-table”. Os hóspedes se encantam com a possibilidade de colher os ingredientes para as próprias refeições, além de conhecer todo o processo de produção de vinhos.

O conceito do Babylonstoren é de que a vida pode ser mais simples e saudável e, ainda assim, cheia de estilo. 

Começamos então o que seria nossa melhor refeição na África do Sul, fomos recebidos com essa bandeja rustica linda de hortaliças e frutas.

Já estou bastante acostumada com a alimentação orgânica e sustentável, mas os pratos servidos no Babel são indescritíveis. 

Abrigado em um antigo celeiro, Babel mistura a arquitetura holandesa com paredes de vidro contemporâneas que o torna um ambiente simples, porém contemporâneo.

Compartilhar :