O que comer no México

Como morei no México 5 anos, pude realmente entender a comida Mexicana e aprender que a comida Mexicana que conhecemos no Brasil não é a real e sim a Tex Mex.

Nas cidades costeiras abuse dos frutos do mar! Meus pratos preferidos são o ceviche, que não tem nada a ver com o ceviche que comemos no Brasil ou no resto do mundo e o coquetel de camarão, bastante diferente também. 

As enchiladas, verdes ou vermelhas normalmente são recheadas de frango ou carne, sempre cobertas com uma salsa verde ou vermelha. 

Uma variação da enchilada que eu adoro é a enfrijolada. Ela normalmente é recheada de frango e coberta por uma pasta de feijão. 

Quando o assunto são tacos não podemos deixar de fora os tacos al pastor. Clássico do país, lembra o churrasquinho grego, mas servido na tortilha de maiz, com coentro, temperos mexicanos e abacaxi. 

Assim como os tacos de arrachera (fraldinha), carnitas (à base de carne de porco, incluindo carne e miúdos que são fritos em banha do mesmo animal), e barbacoa. Todos servidos em tortillas de maiz.

Os queijos fundidos são uma ótima opção, muitas vezes eles podem vir com cogumelos ou linguiça mexicana. Servidos na tortilha de trigo. 

Existem também os tamales (tipo de pamonha recheada) e os esquites (grãos de milho fervidos em caldo com diversos temperos servido em um copinho e regado com o próprio caldo, se coloca limão, pimenta e as vezes maionese, crema ou queijo. 

Os chicharrones nada mais são do que a pele do porco frita. Lembra nosso torresmo, mas sem carne.  Por outro lado, temos os doces mexicanos, açucarados principalmente se forem doces do Dia dos Mortos. Abuse do pastel 3 leches, da cajeta (doce de leite) e dos atoles (bebida quente).

Uma iguaria que sou apaixonada é o huitlacoche, um fungo que dá na espiga do milho. Se ler esse nome no cardápio peça sem medo. Normalmente é usado em quesadillas, pizzas ou pratos gourmets.

As tostadas, huachares e sopes são outras delícias. Todas com base de tortilla de maiz, com diversas espessuras e texturas recheadas com tinga de pollo ou carne (frango ou carne desfiada) entre outros recheios. 

A comida italiana é pouco consumida e a maioria das pizzas são de redes americana. Já hamburguerias e Steak Houses são mais comum. 

As tortillas mexicanas são de trigo e a mais tradicional e mais consumida de maiz (milho). Ela é mole, aquela durinha conhecida no Brasil só é consumida em restaurantes Tex Mex. Os “doritos” que comemos com nachos são chamados de totopos e são servidos muitas vezes de entrada com salsa no lugar do nosso couvert. 

O Mole Poblano é outro clássico! Originalmente era feito com peru, mas atualmente é mais encontrado com frango coberto com um molho à base de pimentas e chocolate. Não deixe de provar os chiles relleño (pimentas recheadas com carne ou queijo normalmente fritas) ou chille en nogada (recheado de carne, passas cobertas com um creme).

Lembrando que cada região do México tem suas tradições. A comida mexicana é muito mais ampla do que citei, vindo desde a época pré-hispânica. A base da alimentação deles é o milho e o feijão. Arriba México e bom apetite! 

SOBRE MIM
Tatá Cepeda
Tatiana Cepeda

Travel Blogger, Agente de viagens, ajudando na realização de sonhos

PARCEIROS

Compartilhar :