Golden Circle

No dia seguinte, partimos para um dos passeios mais clássicos e imperdíveis da Islândia: o Golden Circle (Círculo Dourado). Essa rota concentra algumas das paisagens mais impressionantes e simbólicas do país, combinando natureza, história e fenômenos geológicos únicos.

Começamos pelo Parque Nacional Þingvellir (Thingvellir), um lugar de importância histórica e geológica. Foi ali que se formou o primeiro parlamento islandês, no ano 930, e também onde é possível observar o encontro das placas tectônicas da América do Norte e da Eurásia, que se separam lentamente, criando fendas e desfiladeiros impressionantes.

Ao atravessar Almannagjá, chama a atenção ver uma bandeira içada no meio de um monte de rochas. É exatamente aí, em Lögberg (“a rocha da lei”), onde se ergueu o primeiro parlamento islandês. Embora hoje não se conserve nada do edifício, é impressionante visitar o lugar que marcou o futuro da nação islandesa.

Existe um grande número de filmes e series rodados na Islandia, e Game of Thrones é uma das mais destacadas. A série da HBO, numa busca constante por paisagens espetaculares, decidiu contar com o Parque Nacional de Thingvellir como cenário em sua quarta temporada.

Desta maneira, todos os fãs dos Sete Reinos poderão reconhecer em Thingvellir​ a trilha pela qual Arya caminhou junto ao Cachorro, Sandor Clegane, durante a sua viagem até ao Vale de Arryn.

De lá, seguimos viagem passando por Laugarvatn, Selfoss e Bláskógabyggð, atravessando campos geotérmicos com vapores saindo do solo, como se estivéssemos em outro planeta. Fizemos todo o percurso do Círculo Dourado, que inclui também paradas obrigatórias no Geysir, onde jatos de água quente explodem a cada poucos minutos, e na cachoeira Gullfoss, uma das mais poderosas e espetaculares do país.

Gullfoss não é apenas a catarata mais conhecida da Islândia, mas também uma das mais chamativas e surpreendentes devido à sua dupla cascata de 31 metros de altura em total.

Para o almoço, fizemos uma pausa especial na fazenda Friðheimar, um lugar encantador e cheio de charme, famoso por seus pratos à base de tomate todos fresquíssimos e cultivados em estufas aquecidas pela energia geotérmica local. É uma experiência deliciosa e sustentável, perfeita para fechar o passeio com sabor e autenticidade islandesa.

Compartilhar :