Colmar

Colmar, a cidade considerada por muitos como a mais bonita na França.

Colmar é uma pequena cidade localizada na região da Alsácia, no nordeste da França. A Alsácia é a região da França que faz fronteira com a Alemanha e Colmar, é uma das mais de setenta cidades localizadas na Rota dos Vinhos da Alsácia. 

Além disso como Colmar foi a última cidade a ser libertada após a Segunda Guerra Mundial, a influência alemã é muito perceptível na maioria dos edifícios da parte antiga da cidade, muitos deles incrivelmente bem preservados e pintados com cores vivas.

Aliás, falando em conto de fadas, Colmar também é conhecida como a verdadeira “cidade da Bela e a Fera”. Embora muitas cidades da região brigam por esse titulo.

Como chegar em Colmar:

Avião

O Aeroporto Basilea-Mulhouse-Friburg (BSL), que serve a região de fronteira entre a Suíça, França e Alemanha, é o mais próximo de Colmar. Fica a sensivelmente 60 km de distância. Outra opção para quem vem de avião é o Aeroporto de Estrasburgo, que fica a 70 km de Colmar. Mas você pode optar por Paris ou Zurique que recebem voos direto do Brasil.

Nós chegamos em Paris e seguimos de carro até a Colmar. Percorremos 435 quilômetros até a Alsácia. No meio do caminho fica a região de Champagne, cidades como Reims e Eperney também podem fazer parte do seu roteiro.

Trem

É muito fácil de chegar a Colmar de trem – são 30 minutos de Estrasburgo, 45 minutos de Basel ou 2 horas de Zurique. Existem alguns trens diretos de Paris (Gare de l’Est) para Colmar e outros com baldeação em Estrasburgo, todos levando cerca de 2 horas e meia.

Melhor época para visitar Colmar:

O verão é a alta temporada e é quando acontecem alguns festivais na cidade, incluindo o Festival Internacional de Colmar e a Feira do Vinho da Alsácia em julho, que fazem com que a cidade fique muito movimentada. 

O inverno é frio, com temperaturas mínimas médias abaixo de zero, e é a época que ocorrem os mercados de Natal da Alsácia, logo o de Colmar também. Os mercados de Natal iniciam no final de novembro e vão até meados de janeiro, e também é uma época popular para visitar a cidade e claro bastante cheia também.

Quantos dias:

Duas a quatro noites são o suficiente para conhecer Colmar e algumas cidades no seu entorno.

Nosso roteiro:

3 noites em Colmar – onde as principais cidades que vistamos foram Kaysersberg, Riquewihr e Ribeauvillé.

De Colmar fomos também para o mercado mais impactante da Europa, Ravenna (em alemão: Ravennabrücke), localizado no Floresta negra na Alemanha. 

4 noites em Strasburgo – onde as principais cidades que visitamos foram Baden Baden e Stuttgart na Alemanha.

Depois disso seguimos para a região de Champagne. 

Ao longo do Rio Lauch no centro de Colmar, casas e prédios coloridos se alinham na margem do rio, criando as lindas cenas que você vê em tantas fotos de Colmar. O centrinho mais bonito chama-se Pequena Veneza por causa dos canais que atravessam a cidade. 

O Mercado Coberto de Colmar conhecido por Marché Couvert de Colmar, é um mercado aberto de terça a domingo e localizado no coração da cidade velha de Colmar. Vale a pena fazer uma pausa por lá!

Não podíamos fazer um artigo sobre Colmar, sem falar do seu Mercado de Natal. Até porque este é um dos melhores da Europa e foi ele que nos motivou a visitar Colmar e a região da Alsácia.

Durante aproximadamente 5 semanas, todo o centro histórico de Colmar, faz parte do mercado de Natal. Isto é, desde a última semana de Novembro até aos últimos dias do ano, por toda a parte, há ruas, casas, praças e lojas com decorações de Natal.

Uma das nossas partes favoritas nos mercados de Natal é a comida/bebida, que tornam as noites frias mais confortáveis e aconchegantes. 

O Vin Chaud (vinho quente), o boneco de gengibre, bretzel , waffle de chocolate, crepes, Tarte Flambée a famosa pizza da Alsacia, lanches de salsichas e a cerveja de noel não podem ficar de fora das suas noites gastronômicas.

Onde se hospedar:

L’esquisse Hotel & Spa – É um hotel 5 estrelas localizado no coração do centro histórico de Colmar. O hotel possui 62 acomodações, que vão desde quartos, suítes, estúdios, quartos tamanho família até um apartamento na cobertura do prédio. Tudo isso com muito conforto, um spa e uma experiência gastronômica inigualável no seu restaurante JY. A piscina e o café da manhã é fora de serie.

Suites Residences Spa – Essa propriedade está apenas 200m da famosa Maison des Tetes (Casa das Cabeças), no centro histórico de Colmar. O diferencial dessa propriedade é que além de oferecer uma cozinha compacta por suíte, o café da manhã está incluso no valor da diária.

Relais & Chateaux La Maison Des Tetes – A elegante propriedade fica situada na centro histórico de Colmar, numa excelente localização e num dos pontos turísticos da cidade, a Maison Des Tetes.

Hotel Le Colombier Suites – Essa acomodação está localizada no coração de Colmar, no bairro de La Petite Venice. Os quartos possuem vista para as ruas e para o jardim.

ibis Styles Colmar Centre –  Está situado em uma cervejaria do século XVIII, no centro histórico, a apenas 200 m da Igreja Gótica de St Martin. Sua recepção funciona 24h.

SOBRE MIM
Tatá Cepeda
Tatiana Cepeda

Travel Blogger, Agente de viagens, ajudando na realização de sonhos

ÚLTIMAS POSTAGENS
PARCEIROS

Compartilhar :