Split

Split é a segunda maior cidade da Croácia, sendo usada por muitas pessoas como base para explorar outras cidades. Do seu porto partem ferrys para quase todas as ilhas. 

É possível passar o dia em Trogir localizada a 26 quilômetros de Split, conhecer o Parque Nacional Krka localizado a 90 quilômetros ou até mesmo o Parque Nacional de Plitvice localizado a 290 quilômetros. 

Split tem uma noite bastante animada, mas é uma cidade que não me encantou. Evite usá-la como base  e destine o máximo de dias possíveis para se hospedar nas ilhas, somente assim terá tempo suficiente para vivenciar o verdadeiro clima Croata. 

Ficamos hospedados em um pequeno studio, Split Oasis StudiocApartments, muito confortável e superacessível, bem pertinho do centro histórico. 

Split era um pequeno povoado até a chegada do imperador romano Diocleciano. Então, ele resolveu construir seu palácio, entre os anos 293 e 305 d.C. Palácio este que é o símbolo da cidade até os dias de hoje. 

Usando as pedras da Ilha de Brac, Diocleciano construiu seu palácio misturando aspectos arquitetônicos de construções campesinas, militares e vilas luxuosas. 

Diversas colunas foram trazidas do Egito, além de 18 esfinges.

Pela cúpula aberta passava a luz natural que refletia a cor púrpura nos trajes do imperador, impondo em suas aparições públicas o brilho do poder. Na praça, os súditos reverenciavam o líder que reluzia à luz dos céus.

A Riva seria o “ORLA” de Split. É a calçada a beira-mar onde ficam diversas barraquinhas de artesanato local, souvenirs e comida. 


É dessa orla onde saem os passeios de barco de um dia. Existem inúmeras lojas oferecendo passeios que podem ser fechados até mesmo na última hora. 

É na Riva que ficam os restaurantes e cafés mais turísticos e mais caros, afinal, eles estão bem de frente para o mar. Mas eles não são as melhores opções, acredite! Foi o único lugar da Cróacia que achei a comida bem ok! Se você está a procura de uma comida boa, autência e com bom custo-benefício explore as vielas menos turísticas e se aventure em um restaurante mais local. 

Na manhã seguinte alugamos um carro e partimos rumo a região central e norte do país. 

SOBRE MIM
Tatá Cepeda
Tatiana Cepeda

Travel Blogger, Agente de viagens, ajudando na realização de sonhos

PARCEIROS

Compartilhar :