Como é se hospedar em uma Masseria Pugliese

Masseria Le Torri

Visitar a Puglia e não visitar uma “Masseria” é deixar de conhecer um lugar que fez  parte da sua história. Além dos trulli e das grutas, esta é outra característica muito presente nesta região.

A “masseria” é uma fazenda antiga construída em pedra, algumas possuem bases fortificadas com muralhas e torres de defesa.  São encontradas nas zonas internas   pugliesas e em algumas localidades balneárias.

Sua origem deu-se entre os séculos XVI, XVII e XVIII como forma de conservar e proteger animais e alimentos de roubos causados pelas invasões.

Era um lugar onde proprietários, trabalhadores rurais e pastores eram transferidos por longos períodos para cuidar dos animais, arar, cultivar, colher e transformar os produtos da terra. Era a base do trabalho nos campos e fonte da economia rural da província.

Uma verdadeira jóia conservada na tradição pugliesa sendo algumas delas propriedades de famílias nobres e ricas.

Existem diversas Grutas, das quais muitas delas podemos navegar e até nadar. Não deixe de fazer um passeio de barco pela costa de Polignano.

Mas a Gruta mais famosa e glamorosa é a Grotta Palazzase. Essa gruta que hoje abriga o Hotel e Restaurante Grotta Palazzese já foi um salão de encontro de senhores feudais. Além disso, reza a lenda que uma rainha húngara chamada Joanna usou a gruta como local secreto para se refugiar com seu pagem favorito.

Hoje, muitas destas masserias típicas foram reformadas para atender as exigências atuais e se tornaram em luxuosos hotéis.

SOBRE MIM
Tatá Cepeda
Tatiana Cepeda

Travel Blogger, Agente de viagens, ajudando na realização de sonhos

ÚLTIMAS POSTAGENS
PARCEIROS

Aqui se quiser colocar publicidade

Compartilhar :