Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

Saímos de casa, SP, bem cedinho rumo ao nosso primeiro destino de viagem durante a pandemia e aproveitamos para fazer uma parada na Basílica da Nossa Senhora Aparecida, inaugurada em 1955 e visitada pelo papa Bento 16 em 2007. A Basílica está localizada a mais o menos 200 quilômetros de SP e a 250 quilômetros do RJ. 

Nosso intuito acima de tudo foi mostrar a retomada do turismo, fomentando o mercado, e mostrar a realidade da hotelaria e do setor turístico como um todo.  

A Basílica foi construída em forma de cruz, toda em tijolo à vista, tem capacidade para 45 mil pessoas e é visível da via Dutra, estrada que liga São Paulo ao Rio. Além da imagem de Nossa Senhora, o espaço abriga ainda um museu sacro, um mirante a Sala das Promessas. Já a Basílica Velha, erguida em 1888, tem estilo barroco. Uma passarela de quase 400 metros liga os dois templos. 

Em 2014, o complexo ganhou mais uma novidade: o Bondinho Aparecida, um teleférico que leva ao Morro do Cruzeiro, de onde temos uma vista surreal da Basílica. 

A Sala das Promessas, também conhecida como Sala dos Milagres, fica no subsolo do Santuário Nacional e é o segundo lugar mais visitado do Santuário Nacional.

Os devotos de Nossa Senhora Aparecida vêm ao Santuário Nacional para pedir e agradecer por suas graças recebidas, e uma das formas que encontrar para isso é trazendo ex-votos (palavra que deriva da expressão “ex-voto suscepto”, que significa “por um voto alcançado”, em latim).

A Sala das Promessas foi feita para receber todos esses ex-votos, que são objetos, fotos, cartas e testemunhos de fé dos devotos, que são formas de demonstrar a devoção à Mãe Aparecida.

Para os adeptos das caminhadas e pedaladas, a região oferece o Caminho da Fé, uma peregrinação de 497 quilômetros, entre Águas da Prata e Aparecida, passando pela Serra da Mantiqueira.

SOBRE MIM
Tatá Cepeda
Tatiana Cepeda

Travel Blogger, Agente de viagens, ajudando na realização de sonhos

PARCEIROS

Compartilhar :