Cingapura onde se hospedar

Cingapura ou Singapore fica localizada no sul da península Malaia, no sudeste Asiático. Cingapura declarou sua independência do Reino Unido em 31 de agosto de 1963 e seu nome significa Cidade do Leão. Os idiomas predominantes são o Inglês, Malaio, Tamil e Mandarim. Pertence ao grupo dos países conhecidos como Tigres Asiáticos juntamente com Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan é um dos lugares mais ricos e seguros do mundo. 

Estava muito ansiosa por conhecer um pouco do Sudeste Asiático. Já tinha lido que Cingapura é o melhor lugar para começar uma viagem pela Ásia pois é um lugar onde existe uma grande fusão de influências vindas da Europa, Malásia, Índia e China que se misturam constantemente. 

Estava prestes a descobrir se tudo que tinha lido sobre Cingapura seria verdade e como Stamford Raffles disse: Cingapura “é tudo o que podemos desejar”. Minha conclusão foi que Cingapura é tudo e mais um pouco. 

Cingapura é moderna, limpa, divertida e muito alegre. Seu povo extremamente simpático e sua comida divina. Podemos encontrar um pouco de tudo, de cada parte do mundo, desde comida Indiana, Malaia, Chinesa, Tailandesa, Americana e até mexicana. Chefs renomados como Mario Batali, Daniel Boulud e Guy Savoy estão presentes com seus restaurantes no Marina Bay Sands. 

Ao lado da Noruega e da Finlândia, Cingapura possui um dos melhores sistemas educacionais do mundo. Mas para ser um país tão evoluído, foi preciso muito rigor. Só para se ter uma ideia a pornografia é absolutamente proibida, até andar nú dentro de casa pode resultar em cadeia. É proibido mascar chiclete em público e jogar o chiclete no chão, então nem pensar. Se algum motorista for pego usando o celular ao volante, ele é imediatamente preso. 

A questão das multas e do rigor se torna até um item um pouco turístico em Cingapura, existem camisetas de teor humorístico aproveitando a deixa. Mesmo tendo lido estas e outras curiosidades de Cingapura eu não senti a cidade rigorosa. Estar em Cingapura é marcante, vibrante e inspirador.  

Inaugurado em junho de 2012, os Gardens by the Bay (Jardins da Bahia) é sem dúvida uma das atrações mais importante da cidade de Cingapura. Ele é um complexo de jardins entre o mar e a parte posterior do Complexo Marina Bay Sands. O parque inclui três jardins frente à costa: o Bay South Garden, o Bay East Garden e o Bay Central Garden. Quando foram concebidos, os jardins foram criados para serem um espaço aberto para uso da população e não só para os turistas que chegam ao país. Todos os jardins ao ar livre, a área do lago e as várias localizações das super árvores (supertrees) podem ser percorridas de forma gratuita. 

Reserve pelo menos 3 horas para esse passeio. Tudo começa com uma caminhada pelos seus jardins. O Gardens By The Bay é dividido em duas partes. Uma aberta ao público e com acesso gratuito e a outra reservada para aqueles que compraram um ingresso. O ponto principal dos jardins são as Supertree Grove. 

As árvores utilizam os recursos naturais, recolhem água da chuva e contém célula fotovoltaicas que permitem acumular a anergia elétrica utilizada no final do dia em sua iluminação. Durante o pôr do sol as luzes vão acendendo e transformando as árvores em um lindo espetáculo.

Outro ponto imperdível do Gardens By The Bay são as estufas de vidro e aço. Elas são divididas em Flower Dome (a Cúpula das Flores) e a Cloud Forest (a Selva Nebulosa).

A Flower Dome é uma estufa que recria o clima mediterrâneo repleto de lindas flores. É inacreditável um lugar tão bem planejado e totalmente voltado a sustentabilidade, sempre preocupados em demonstrar para as pessoas como se harmonizar com o meio ambiente. 

Já a Cloud Forest recria um clima tropical. Assim que entramos na estufa ficamos surpreendido com as sensações. O cheiro, o vento, a umidade são impactantes. Suas passarelas são incríveis. Começamos o passeio bem em frente a enorme cascata e logo depois subimos até o topo delas por um elevador, para ir descendo pelas passarelas. Uma sensação única!

Para entrar nas duas grandes estufas de aço e vidro, além da passarela que percorre a parte superior do jardim das super árvores é necessário adquirir um bilhete. A primeira estufa recria um clima tropical úmido e a segunda estufa recria um clima mediterrâneo e nela se encontram espécies vegetais de todo tipo. A terceira atração dos jardins é a passarela que une várias super árvores. 

Clarke Quay foi um dos meus bairros preferidos na cidade, um antigo porto secundário, que foi totalmente revitalizado, hoje ele é moderno, lindo, animado e repleto de restaurantes, bares, baladinhas, lojas e muita animação. 

Singapore Flyer está localizada na Raffles Avenue, nº 30, sendo possível ir a caminhando desde a região do Marina Bay Sands. Se optar por ir de metrô a parada mais próxima da Singapore Flyer é a Promenade, que pertence à linha amarela Circle Line. Ela faz parte de um complexo de lazer e entretenimento que possui outras atrações além da roda gigante. Lojas, restaurantes, fish SPA e até um simulador de Fórmula 1, afinal é ali ao lado que ocorre uma das corridas mais bonitas do circuito.  

Existem diversos tipos ingresso que vão além de um simples giro, como o que inclui um drink típico, o Sling, outro que dá direito a champagne e doces numa cabine privativa, e um ingresso que inclui até um jantar durante o giro. 

A Orchard Road é a rua mais famosa de Cingapura, lá é possível comprar praticamente de tudo, desde moda masculina, feminina, infantil, roupas e acessórios esportivos, móveis, antiguidades, joias, eletrônicos (lojas autorizadas Apple). Existem ainda supermercados e praças de alimentações incríveis, normalmente localizados nos subsolos de alguns shoppings. Cingapura é sinônimo de luxo e muitas compras, deixando muitas cidades americanas e europeias de queixo caído!

Cingapura possui uma população com várias etnias, existindo um bairro dedicado a cada uma, com suas casas, seus templos, restaurantes e lojas. O bairro indiano é chamado de Little Índia. A Chinatown é incrível, com várias lojas com produtos bastante acessíveis, mas é o bairro Árabe que ganha o coração de muitos turistas conhecido como Arab Quarter. Na Arab Street encontram-se lojas de tecidos, tapetes, sáris, perfumes entre outros produtos. 

Zoológico de Singapura é um dos principais zoológicos do mundo, tendo sido eleito como o melhor zoológico da Ásia por vários anos seguidos. 

O Singapore Zoo está localizado junto ao River Safari e ao Night Safari, ele conta com um grande diferencial com relação aos outros zoológicos, ele segue a moderna tendência de exibição de animais em forma naturalista, com barreiras ocultas, atrás de fossos e arbusto, dando a sensação de que o animal não está confinado. 

Sentosa Island é uma ilha linda, conhecida como a Orlando do sudeste asiático. Para chegar lá devemos ir até estação de metrô de Habour Front, subir até o último andar, onde adquirimos os tickets do Sentosa Express, o monorail que liga a ilha ao continente. Também é possível chegar a Sentosa com carro ou caminhando pelo Sentosa Boardwalk. Já no monorail, encontramos duas estações: a Imbiah, que dá acesso à Universal Studios e a Beach, que é o ponto final.

A ilha de Sentosa foi reservada por Cingapura especialmente para se tornar um resort com diversos hotéis, campos de golfe, cadeias de restaurantes, um grande centro de parques temáticos e manter as únicas praias, como a Siloso Beach (artificiais, claro) próprias para banho do país. 

Lá se encontram por exemplo a  Universal Studios, um dos maiores aquários do mundo, o S.E.A. Aquarium e o alguns hotéis como o Hard Rock Hotel. 

Um dos principais pontos turísticos de Cingapura é a estátua do Merlion, símbolo do país, com quase 9 metros de altura e 70 toneladas, representando a cidade quando ainda era uma vila de pescadores.

Acho que o prato mais desejado desde o começo das minhas pesquisas eram o famoso caranguejo com pimenta e os Dumplings (bolinhos chineses cozidos podendo ser de diversos recheios).

Um dos melhores restaurantes é o Din Tai Fung. Um autêntico restaurante com diversas filiais na cidade e seus Dumplings são maravilhosos. Pedimos o bolinho cozido de carne com legumes e um de legumes frito. Nossa! Só de lembrar da água na boca. 

SOBRE MIM
Tatá Cepeda
Tatiana Cepeda

Travel Blogger, Agente de viagens, ajudando na realização de sonhos

PARCEIROS

Aqui se quiser colocar publicidade

Compartilhar :